22 de mai. de 2011

Línguas faladas na Suiça






A Suíça encontra-se no cruzamento de algumas das grandes culturas européias, as quais tem influenciado fortemente o idioma e a cultura do país.

A Suíça tem quatro idiomas oficiais: o alemão (63,7% da população) no norte, leste e centro do país; o francês (20,4%) no oeste; e o italiano (6,5%) no sul. O romanche, uma língua românica que é falada localmente por uma minoria (0,5%) no sudeste, no cantão de Grisones, é designado pela constituição federal como um idioma nacional junto com o alemão, o francês e o italiano e como um idioma oficial se as autoridades desejam se comunicar com pessoas que falam este idioma.

O alemão falado na Suíça é composto por grupo de dialetos do alemão, chamados de: alemão-suiço. De forma similar, existem dialetos
do franco-provençal que são falados em algumas comunidades rurais da parte francófona, conhecida como Romandia, como os dialetos chamados de vaudois, o gruérien, o jurassien, o empro, o fribourgeois e o neuchatelois. Finalmente, na parte italiana do país fala-se o tesinés (um dialeto lombardo).
Os três idiomas oficiais contam com alguns termos que não são entendidos fora de Suíça. Aprender outro dos idiomas nacionais é obrigatório para todos os escolares suíços, pelo que se supõe que a maioria dos suíços são bilíngues.

(Extraído e adaptado de http://pt.encydia.com/es/Su%C3%AD%C3%A7a)

Nenhum comentário :